sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Wesley Costa Melo: Percepção Musical, Política e Social


A publicação da entrevista de outubro está atrasada devido a problemas de comunicação com nosso entrevistado Wesley Costa Melo. Quero tranquilizá-los, a entrevista saíra. O objetivo desta postagem é falar um pouco da produção artística de Wesley, bem como expor sua reflexão política acerca das questões culturais e sociais de Ponte Nova.
Certamente Wesley tem sido o principal responsável, senão o único, pela reflexão artístico-político-social de Ponte Nova. Parece muita coisa, mas Wesley consegue interligar estas esferas, mostrando de que modo elas se articulam. Desta forma, mesmo que sendo feita por poucos ou por uma só pessoa, podemos dizer existir em Ponte Nova uma movimentação crítica, que pensa a condição do pontenovense no âmbito da cultura, da política e da sociedade, que saí do campo das idéias e procura atuar na prática. Quando houve isso em Ponte Nova? Meus caros, isso é algo que não sei responder, mas que, mesmo que paradoxalmente, eu responderia caso alguém me perguntasse: NUNCA! Sem dúvida Wesley é a pedra fundamental deste espírito de contestação que paira sobre a cidade.
Durante a entrevista pude me surpreender, para logo depois me inflamar, a ponto de ter algum interesse por Ponte Nova após todos estes anos, ao ler as respostas de Wesley que realizavam uma crítica lúcida à política pontenovense. Chamamos de política por ter-se convencionado chamar tal prática assim, mas seu sentido originário, do termo política, está lá na Grécia Clássica, principalmente em Aristóteles, que de forma alguma é o que convencionalmente hoje chamamos de política, mas isso é assunto para outra postagem.
Ao se estar familiarizado com as idéias de Wesley, percebe-se que a própria noção de política é confusa entre os pontenovenses que estão govenando nossa cidade. As pessoas não se dão conta disso, pois não tem qualquer formação que as coloque em contato com tais questões. Wesley tem uma escola de música em Ponte Nova, a Percepção Musical. Quando houve uma escola de música de verdade em Ponte Nova, que oferecesse uma formação clássica e popular? Mais uma vez: NUNCA! A importância de uma escola como esta para o crescimento cultural de Ponte Nova é imensurável! Estamos falando da formação de músicos, mas também de pessoas que certamente terão a oportunidade de estar em contato com um ambiente em que outras questões serão tratadas, ou seja, abre-se a possibilidade de se adquirir a capacidade de refletir acerca da sua própria condição, garantindo autonomia aos estudantes. Não teremos apenas músicos, mas cidadãos com alguma bagagem cultural. A prefeitura de Ponte Nova apoia iniciativas como esta? NÃO! Quanto tempo pode durar uma ecola como esta, que tenta se pautar na formação de músicos ao invés de ter como objetivo a obtenção de lucro se não pouder contar com insetivos por parte da secretaria de cultura da cidade?
Além da escola Wesley organiza o Projeto Percepção Musical em que uma vez por mês traz um artista local, e os próprios alunos da escola, para se apresentarem em frente à escola. Estranho isso, a responsabilidade de divulgação da cultura em Ponte Nova é feita pelas próprias pessoas e não pela Secretaria de Cultura, que está mais preocupada em entreter as pessoas trazendo Calcinha Preta pra tocar no aniversário da cidade. Esta banda de pseudo forró cobra um cachê astronomico pra se apresentar, dinheiro que poderia ser investido na divulgação da cultura local. Dinheiro que poderia ser usado para dar ao pontenovense uma identidade cultural. É aquela história, rir pra não chorar.
Pra finalizar esta postagem, quero chamar atenção para o importante trabalho de Wesley acerca da história do poder em Ponte Nova. Wesley faz uma genealogia do poder político em Ponte Nova, mostrando como a estrutura política atual da nossa cidade é uma herança dos antigos coronéis da cana de açucar, que transformaram cana em lucro e poder e o suor dos trabalhadore em bagaço de cana, representado no vazio que é a mentalidade do cidadão pontenovense de nosso tempo.
Além de ser um educador, Wesley é compositor e um exímio violonista. Faz trilhas para peças teatrais e está sempre envolvido com parcerias musicais. Esperem pela postagem da entrevista, ela chegará e então vocês poderão conhecer as idéias do próprio Wesley Costa Melo. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário