sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A campanha política e a imprensa pontenovense


“Quando adolescente, eu queria ser jornalista. Não era minha vocação, e sim, extrema admiração pelo que me fascinava: a missão jornalística, de levar as informações a público, checar as fontes, olhar todos os lados na busca pela utópica imparcialidade. Já digo utópica porque vejo a imparcialidade como um ideal, um objetivo a ser alcançado, não uma certeza do trabalho do jornalista, que certamente transmitirá sua opinião pessoal ou de seus empregadores, mesmo que de maneira não intencional. Mas a busca dessa imparcialidade deve nortear suas ações e, principalmente, seus textos”.
                                               Fonte: Observatório da Imprensa A cobertura das greves,

                                  Por Bruna Rodrigues em  28/08/2012 na edição 709


 Não há imparcialidade no jornal, mas um bom jornalista coloca a imparcialidade jornalística como ideal e à persegue. Bruna Rodrigues no trecho de sua matéria estabelece um princípio ético que deve pautar a atividade jornalística. A responsabilidade com a busca da imparcialidade dos fatos (mesmo que seja impossível encalçá-la) relatados na notícia reflete o respeito com o leitor e consigo mesmo enquanto jornalista.  
            Tivemos um caso interessante essa semana na imprensa pontenovense. Os jornais Folha de Ponte Nova e Unidades de Notícias cobriram o encontro entre os candidatos à prefeitura de Ponte Nova organizado pela OAB desta cidade, que aconteceu durante a Semana do Advogado. O título da matéria na Folha de Ponte Nova é o seguinte:

Só 2 candidatos na Conferência de Prefeitáveis da OAB

por FOLHA DE PONTE NOVA, Terça, 28 de Agosto de 2012 às 09:40 ·
Três candidatos a prefeito de Ponte Nova - Taquinho Linhares/PSB, Guto Malta/PT e Guilherme Pimpa/PHS - boicotaram a Conferência organizada pela OAB/Ponte Nova, na noite de 24/8, em sua sede, como parte da Semana do Advogado.

            A Folha de Ponte Nova noticia um boicote à Conferência de Prefeitáveis organizada pela OAB por parte dos candidatos Taquinho Linhares/PSB, Guto Malta/PT e Guilherme Pimpa/PHS. Ao empregar o termo boicote a Folha de Ponte Nova afirma que houve a intenção dos candidatos citados em não comparecer a fim de prejudicar o encontro. A chamada da notícia faz com que nós leitores sejamos levados a entender que os candidatos que não compareceram estão evitando o confronto de ideias por motivos que desconhecemos. Aliás, eticamente é correto o jornalista tratar a notícia assim? O jornalista não deveria se ater aos FATOS e o fato nesse caso não seria que os candidatos não compareceram? Contudo o termo escolhido para qualificar a ausência dos candidatos foi BOICOTE! Pergunto ao autor da notícia: o senhor tem como provar que os candidatos BOICOTARAM a Conferência? No corpo da notícia o diretor da OAB e apresentador do encontro Luis Raimundo de Oliveira é citado como autor da qualificação da ausência dos candidatos através do uso do termo boicote. Havendo acusação não seria necessário procurar os candidatos ausentes para que pudessem explicar a sua ausência e se defender da acusação de boicote por parte de um dos organizadores do evento? Não seria esse o modo justo de tratar a notícia?
O jornal Unidade de Notícias também noticiou a ausência dos três candidatos, contudo não menciona a existência de um boicote, detêm-se apenas em relatar a ausência dos prefeitáveis, ressaltando que os candidatos presentes aproveitaram a ocasião para apresentar suas propostas de governo e responder perguntas da plateia.
Domingo, 26 de agosto de 2012
NOTÍCIAS
OAB-PN realiza encontro de candidatos a prefeitos e somente dois candidatos compareceram

Três candidatos a Prefeitos de Ponte Nova, Taquinho Linhares, PSB, Guto Malta, PT e Guilherme Pimpa, PHS, não compareceram ao evento organizado pela OAB de Ponte Nova, onde os candidatos onde teriam a oportunidade de apresentarem seus programas de governo, e responderiam perguntas da plateia presente.
             Uma vez que não há imparcialidade no jornalismo, mas que é possível ao menos perseguir esse ideal pergunto: quem chegou mais perto de realizar o ideal da imparcialidade jornalística? Se quiserem, quem respeitou o direito do leitor a tirar suas próprias conclusões sobre o fato?
            Havendo acusação de BOICOTE aos candidatos que não compareceram ao encontro organizado pela OAB, não caberia à Folha de Ponte Nova procurar os candidatos a fim de saber o motivo da sua ausência antes de publicar a notícia? Considero que os ausentes tem esse direito e foi por isso que os questionei sobre o não comparecimento em meu perfil no Facebook, leia o post na íntegra clicando no link http://www.facebook.com/carlosinacio.coelhoneto/posts/440190986023945?notif_t=comment_mention. O candidato Guto Malta se pronunciou e comentou o caso:
Sim. Estamos preparando uma nota para ser divulgada. O presidente da OAB é filiado ao PMDB e é assessor jurídico da prefeitura e do prefeito atual. O outro é secretário de cultura e Chico Cunha, primo do vice-prefeito. Estipularam uma regra absurda. A exposição do plano de governo não poderia em momento algum reportar-se ao governo atual. A preocupação é alavancar as candidaturas oficiais e esconder a todo custo o estado de abandono, de afronta e de descompromisso com as pessoas e a cidade. A OAB de Ponte Nova prestou sim um aval ao retrocesso e a preocupação de alguns dirigentes é garantir o ganha pão. Da mesma forma, não haveria direito de resposta ou qualquer indagação sobre as propostas apresentadas. Lamento profundamente a atitude pequena e sorrateira de uma OAB descompromissada e comprometida até o pescoço. Festão usando o espaço da OAB para promover candidatos além de outras cosias. Lamentável. Não concordaram sequer em dividir as credenciais entre os candidatos, com a conversa de quem chegasse primeiro. Não vou legitimar absurdos e atitudes anti-democráticas. Não vou permitir que zombem e afrontem o nosso povo utilizando-se da entidade. Querem levar vantagem, saiam imediatamente da OAB. Aliás, os mesmos que estão falando bobagens são os mesmos que estão armando eleição na OAB com chapa única. Não sou covarde e não fujo do debate, mas não compactuo com malfeito e com a sacanagem. Inimigos ontem, aliados hoje, acho estranho a aliança entre Chico Cunha e Luiz Ângelo. Luiz Raimundo depois da FAVAP precisou encontrar um espaço na administração pública. Não vou permitir que o pleito eleitoral se transforme em ambiente armado e articulado para alavancar duas candidaturas que representam o pior da política local. Perco a eleição, mas não perco a minha dignidade e honradez e lutarei até o final para que prevaleça o direito e a justiça. Sempre.
há 2 horas · Curtir (desfazer) · 2

            Devemos, enquanto leitores dos jornais pontenovenses, estar atentos ao modo como a notícia é veiculada pelos jornais de nossa cidade. Principalmente notícias que tem caráter político, uma vez que nos encontramos em processo de campanha eleitoral. Há interesses em jogo, muitas vezes os jornais são usados como instrumento da campanha desse ou daquele candidato e as notícias podem ser tendenciosas, buscando servir a interesses de campanha. Comparar as notícias em diferentes veículos de informação passa a ser uma prática necessária ao eleitor para que possa tirar suas conclusões com independência e não ser levado a comprar uma opinião e reproduzi-la por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário