quarta-feira, 10 de abril de 2013

A série MSP 50, o selo Graphic MSP e o lançamento de Laços, segunda graphic novel do novo selo da Maurício de Souza Produções



          Em 2009 veio à luz a obra MSP 50Maurício de Souza Mais 50 em comemoração aos 50 anos de carreira do criador da Tuma da Mônica. A obra trazia os personagens de Maurício de Souza sob o traço e a ótica de 50 outros quadrinistas nacionais, alguns velhos conhecidos, outros, começando a colher os frutos dessa profissão. O sucesso desse primeiro volume deu origem a outros três: MSP + 50 lançada em agosto de 2010, MSP Novos 50 lançada em setembro de 2011 e finalmente Ouro da Casa lançada em agosto de 2012, esta expondo os traços e estilos dos desenhistas e roteiristas da Maurício de Souza Produções.
           Particularmente, achei incrível ver 200 versões diferentes para os personagens e suas histórias, há 50 anos sendo desenhados com as carcterísticas do seu criador. Lembro perfeitamente quando abri a MSP 50 na Livraria Cultura e vi Mônicas, Cebolinhas, Pitecos, Cascões, enfim, todo universo do Maurício de Souza redesenhado e reescrito ao gosto dos primeiros 50 artistas convidados a realizar essa empreitada. Os quadrinistas selecionados misturavam várias gerações desde Ziraldo, Angeli e Laerte, passando pelos nomes da nova geração do quadrinho nacional como os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon e os Rafáeis: o Albuquerque, o Coutinho e o Grampá. Não esqueçamos de Mike Deodato  e do jovem João Montanaro. 
    
      Maurício de Souza gostou tanto da experiência que resolveu criar um novo selo, a Graphic MSP cujo objetivo é criar as histórias dos seus personagens no formato graphic novel convidando artistas independentes, tal qual fora realizado no projeto MSP. A primeira graphic novel lançada pelo selo foi a Astronauta - Magnetear escrita e desenhada por Danilo Beyruth. Vemos um Astronauta adulto perdido no espaço, enfrentando situações de extrema dificuldade afim de conseguir sobreviver e retornar à Terra. Danilo Beyruth foi um dos quadrinistas que fizeram parte do projeto MSP 50, ele desenhou e redigiu a história sobre a Turma do Penadinho na MSP + 50. A graphic Novel Astronauta - Magnetear foi lançada em brochura e capa dura e pode ser encontrada nas grandes livrarias, sites e em lojas especializadas em hqs.

          Contudo nosso objetivo com essa postagem é divulgar fotos da próxima graphic novel da Graphic MSP, trata-se de uma história sobre a Turma da Mônica com seus principais personagens Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. O título da GN é Laços e será escrita por Vitor Gafaggi e desenhada por Lu Gafaggi. Ainda não há data para o lançamento oficial de Laços, porém conseguimos algumas informçaões no site O Grito (http://revistaogrito.ne10.uol.com.br/page/blog/2013/02/20/turma-da-monica-lacos-e-a-segunda-graphic-novel-com-personagens-criados-por-mauricio-de-sousa/):

"O livro terá 80 pági­nas, for­mato 17x26cm e chega às ban­cas, livra­rias e comic-shops em duas ver­sões: capa-dura por R$ 29,90 e car­to­nada por R$ 19,90. A his­tó­ria mos­trará o sumiço do Floquinho e, para encon­trar seu cachorro de esti­ma­ção, Cebolinha conta com os ami­gos Cascão, Mônica e Magali e, claro, um plano “infalível”."

           Contudo o lançamento deve estar próximmo pois foram divulgadas no perfil do facebook da Turma da Mônica fotos de vários quadros, ao que parece já finalizados, bem como a capa da GN. Enquanto aguardamos o lançamento vamos tirar o gosto com as fotos e aumentar nossas expectativas.

Capa de Laços segunda Graphic Novel do selo Graphic MSP




Nenhum comentário:

Postar um comentário