quinta-feira, 23 de maio de 2013

Entrevista com Arthur Vinih: compositor mineiro fala sobre seu novo álbum


       Em entrevista exclusiva para o Born To Lose, Arthur Vinih fala sobre o novo CD, a nova fase de sua carreira e as transformações sofridas como compositor. A gravação do álbum acontece no Stúdio Millenium  em Ponte Nova sobre supervisão de Sandro Tolentino. Vamos à entrevista!

Born To Lose: Lembro de ter perguntado à você em dezembro de 2012 quando gravaria outro álbum, em sua resposta revelou não planejar gravar outro álbum por enquanto, sua intensão seria gravar músicas soltas como fazia naquele momento com Pensamento em Temporal e divulgar na internet. O que motivou você a trabalhar a gravar esse novo álbum?

Arthur Vinih: A quantidade de composições foi o que mais me motivou, tenho criado muito e quero aproveitar esse momento, acabei desistindo de divulgar canções soltas, como Pensamento em temporal , quero minhas obras juntas em um disco...

Born To Lose: Você divulgou na internet a música Inverso, que fará parte do álbum, há algo em comum entre essa música e as outras que formarão o CD?

Arthur Vinih: Todas as canções estão bem diferentes umas das outras, estou experimentando, me conhecendo como compositor, acredito que não há algo em comum entre a música Inverso e as outras do disco...

 Born To Lose: O que você conheceu de novo do Arthur compositor nesse intervalo entre o Ação e Reação e o novo álbum?   

Arthur Vinih: Conheci um Arthur que canta de forma diferente, indo mais nos agudos, conheci um Arthur mais inquieto, querendo buscar outras atmosferas nas composições. Quando criei as músicas do Ação e Reação também senti algo parecido, sentia que era algo novo, essa metamorfose me faz bem.

Born To Lose: Como está o processo de gravação do álbum? 

Arthur Vinih: Esta sendo do jeito que eu gosto, várias pessoas envolvidas, vários músicos com visões diferentes, isso tem me ajudado muito, Sandro Tolentino, Adailton Couto, André Dias, Jader Moreira, José Carlos Daniel, Luana Leel, Natália Corcini, Emerson Clayton, Joe, Davi Primavera, Costa Melo e Rafael Loures são os músicos que irão participar de alguma forma desse disco, Tenho 6 músicas gravadas, pretendo colocar 13.

Born To Lose: Você divulgou na net a música Inverso. Essa música chama a atenção por ter em sua estrutura harmônica a sensação constante de tensão até determinado ponto para então cair num trecho leve, cadenciado, momento em que a tensão é dissolvida. Queria que você falasse um pouco dessa música, saber porque ela foi feita assim, foi algo intencional ou foi algo instintivo. 


Arthur Vinih:  Nessa composição tanto na letra quanto na harmonia, melodia e Ritmo, eu quis mostrar o quanto a música é importante pra mim, procurei esse momento tenso e esse momento calmo, foi intencional, para mostrar as diversas sensações que a música é capaz de proporcionar, essa será a música que dará nome ao meu disco por ter gostado tanto do resultado final, meu disco será batizado como INVERSO.

Born To Lose: Quais suas expectativas para o lançamento do CD? Te preocupa o modo como o CD será recebido pelo seu público? Faço essa pergunta por haver mudanças radicais na sonoridade das canções presentes nesse novo álbum, a música Inverso mostra isso e você diz ser essa uma das novidades trazidas pelo álbum.  Mudanças drásticas podem atender o desejo pessoal do artista, porém pode causar um efeito colateral, a decepção do público que espera ouvir aquele modo de compor e tocar com o qual já estão familiarizados. E aí, o que você acha que vai acontecer quando as pessoas ouvirem o álbum?

Arthur Vinih: Eu nunca me preocupei muito com a decepção vinda do público, sempre procurei fazer um som verdadeiro, minhas composições retratam momentos diferentes. Da música Meu pai pirou, composta por mim quando tinha 14 anos, até a música Inverso, que compus aos 23 anos, mudanças ocorreram na minha forma de compor e não iria engavetar minhas músicas para atender o gosto do público. O público é muito importante pra mim, mas não a ponto de moldar minha forma de compor ou moldar a forma de expor minhas composições. Acredito que meu público não vai se decepcionar, pois ele me acompanha nos shows e nas redes sociais e a maioria admira meu “modo camaleão” de fazer música.

Born To Lose: A arte da capa do álbum Ação e Reação foi feita por Alisson Sanches, você já tem em mente quem será o responsável pela capa do novo álbum? Vou emendar com outra: pode nos revelar, para aplacar nossa curiosidade, como será a capa do novo álbum?

Arthur Vinih: Ainda não tenho certeza, quero esperar todas as músicas ficarem prontas e escutar bastante. Estou muito focado nas gravações para pensar na capa, mas adianto que será Alisson Sanches o responsável pela arte, assim como no Ação e Reação, vou dar somente a ideia do que eu quero, e deixar ele desenvolver. 

Born To Lose: Há previsão de quando será o lançamento do álbum?

Arthur Vinih: Acredito que no início do segundo semestre. Vou buscar patrocínios para a reprodução das cópias, a gravação fica pronta nesse semestre, mas as cópias .... acredito que serão feitas apenas no próximo semestre. 


Poeta sem lenço e sem documento

         Matheus José Mineiro, figura ímpar das margens do Rio Piranga! Poeta, decidido à andar pelo mundo guiado por sua sensibilidade artística. Vivendo na serra fluminense, distante de sua terra natal, Ponte Nova, mantêm de forma intensa sua ligação com suas raízes culturais. Seus versos carregam os sabores e os sons de Minas! Averso às amarras sociais Matheus vive da sua poesia e dos frutos que ela faz brotar. Sua profissão não se aprende nas universidades, nem mesmo se recebe um diploma para  exercê-la! Tal qual seu ancestral baiano Gregório de Matos, o Boca do Inferno, divulga seus poemas pelas ruas, onde interage e provoca seus leitores. Ao contrário de muitos poetas à espera do reconhecimento de uma grande editora para disseminar sua arte, Mateus busca novos suportes para seus poema, feitos artesanalmente, exposto em varais de poesia em pergaminhos feitos de bambu e papel. Mateus escreve o blog Apologia Poética espaço na web onde podemos acompanhar o desenvolvimento de sua poesia. 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Inverso: música do novo álbum de Arthur Vinih que será lançado ainda em 2013 dá uma mostra do que vem por aí


           Arthur Vinih está em estúdio gravando seu novo álbum, cujo nome ainda é um mistério! O primeiro álbum solo do compositor pontenovense Ação e Reação foi lançado em 2010, esse hiato de três anos entre os discos somado à notícia de lançamento de novo álbum ainda em 2013 ascende a expectativa entre seus fãs. Muitas músicas foram compostas durante esses três anos, provavelmente muitas delas já sejam conhecidas do público que acompanha os shows de Arthur em Ponte Nova e região, mas tudo indica termos nesse novo álbum várias músicas  inéditas, compostas especialmente para esse novo trabalho. 
          Procuramos Arthur a fim de conseguir autorização para divulgar uma das canções aqui no blog; autorização concedida! Vamos a ela, ouçam em primeira mão Inverso música do novo álbum de Arthur Vinih. 





           
         Inverso é a única música do novo álbum de Arthur Vinih divulgada pelo compositor, natural termos nossa curiosidade atiçada, portanto,  não podemos deixar de especular sobre a "cara" que o CD terá. Posso dizer após ouvir esta música me sentir aliviado por não se tratar de mais do mesmo. Se a “cara” do álbum se desenha pelos traços presentes em Inverso acredito que nossas expectativas serão correspondidas, teremos um grande álbum à nossa disposição. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Espetáculo Grotesco da Direita Brasileira

            O jogo sujo da dita política de oposição começou mais cedo. Desesperados os opositores do atual governo buscam através de recursos grotescos implantar o medo na população. Talvez propagar superstições como "os comunistas comem criancinhas" entre a população afim de deter a possível eleição de candidatos comunistas tenha surtido efeito há 60, 70 anos atrás. Acreditar que o uso de tal expediente logre o mesmo efeito em pleno século XXI parece subestimar o bom senso do povo brasileiro. Primeiro pelo fato de o PT está muito distante de ser um partido comunista, o que dizer de ser ou ter pretensões de se converter a esse molde político. O vídeo abaixo comete todos esses equívocos ao considerar ser possível transformar em "verdade" a intensão do PT em transformar o Brasil em ditadura comunista caso vença as eleições de 2014! Tudo isso fundamentado numa propaganda eleitoral do PT! Ora faça-me o favor! O bom senso parece faltar aos criadores do vídeo, que parecem não se dar conta que o medo da população brasileira é eleger candidatos comprometidos com interesses de bancos, empresas, fundos monetários, etc. Precisamos avançar novos estágios no processo de crescimento do país, certamente o próximo passo consiste em superar a política praticada pelo PT, ou seja, priorizar ainda mais o atendimento das necessidades do povo brasileiro, contudo, tal projeto político ainda não existe no Brasil. Até lá o show de horrores financiado pela oposição tende a ficar cada vez mais grotesco.