sexta-feira, 13 de junho de 2014

Em Ponte Nova o Mundial é da AMBEV

               A Prefeitura Municipal de Ponte Nova divulgou comunicado via seu perfil oficial no facebook e em sua página na internet avisando à população que os jogos da seleção brasileira durante o Mundial da FIFA, que acontecerão nos dias 12, 17 e 23 de junho serão transmitidos na Praça de Palmeiras (Praça Cid Martins Soares). Será instalada uma estrutura da AMBEV chamada Point da Brahma onde os torcedores pontenovenses poderão acompanhar os jogos do Brasil na Copa. Estaria tudo bem caso não fosse um detalhe: os trabalhadores autônomos que costumam vender bebidas durante eventos “populares” na cidade deverão permanecer fora da Praça de Palmeiras e seu ENTORNO correndo o risco de serem abordados por órgão de fiscalização da Prefeitura (Departamento de Fiscalização e Postura) e terem SUA MERCADOREIA APREENDIA. Assim avisa o governo municipal: “Fiscais do Departamento farão a fiscalização em toda a cidade e, em caso de não concessão da licença ou venda em local e data não permitidos, o vendedor estará sujeito à apreensão da sua mercadoria”. Fonte: http://www.pontenova.mg.gov.br/home/index/principal/noticia.asp?id_texto=641015
Os trabalhadores que poderiam usar o evento para conseguir uma renda extra durante a Copa simplesmente estarão fora da festa, pois a Prefeitura Municipal de Ponte Nova fechou acordo com a AMBEV que passa a deter o monopólio da venda de bebidas alcoólicas na Praça de Palmeiras nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa. Não bastasse essa exigência do acordo feito entre o governo municipal e a Multinacional, a prefeitura colocará seu órgão oficial de fiscalização à serviço da AMBEV. Durante os dias de jogos da seleção brasileira a Prefeitura Municipal de Ponte Nova estará a serviço da AMBEV e não da população pontenovense, garantindo o lucro da empresa, livre de eventuais concorrentes representados na figura dos trabalhadores autônomos. Estes são uma ameaça ao lucro da AMBEV, portanto devem ser perseguidos pelos agentes de fiscalização do município. O governo municipal realmente irá agir dessa forma covarde e subalterna, atendendo os interesses particulares de uma multinacional e desprezando os interesses dos trabalhadores pontenovenses? A quem mais interessa isso além da AMBEV?
***
            Vejam, o problema não é a Prefeitura de Ponte Nova ter fechado acordo com a AMBEV a fim de oferecer à população pontenovense uma opção de acompanhar os jogos da seleção brasileira no Mundial da FIFA de 2014. Ótimo haver um evento que reúna as pessoas para acompanharem a seleção durante a Copa. O problema é a natureza do acordo. Houvesse a integração dos trabalhadores autônomos através de cadastro que os credenciasse a vender suas bebidas, independente de que marca sejam, na Praça de Palmeiras durante a transmissão dos jogos nada teríamos a criticar. Se o governo municipal acha normal atender os interesses particulares de uma empresa em detrimento dos interesses da população pontenovense, nesse caso dos seus trabalhadores, simplesmente por esta oferecer uma estrutura para a transmissão dos jogos, sinceramente, temos um problema, pois o PT, ao menos na esfera pontenovense se iguala a todos os demais partidos.
***
            Aqui em Salvador passamos pela mesma situação durante o carnaval desse ano. Não bastassem as cordas dos blocos, os camarotes e abadas caríssimos separando as pessoas de acordo com sua situação socioeconômica, tornando uma festa popular produto exclusivo de consumidores que podem pagar para consumi-la, forçaram guela abaixo da população soteropolitana o monopólio das cervejarias Itaipava e Schincariol. Aqui ficamos apenas revoltados, não houve surpresa já que o responsável pela exclusividade dessas marcas na venda de bebidas alcoólicas durante o carnaval de Salvador veio de ACM Neto do DEMOcratas. Assim como no caso do acordo firmado entre a Prefeitura de Ponte Nova e a AMBEV, Grampinho (apelido carinhoso dado pela população baiana à ACM Neto) também usou o órgão de fiscalização da Prefeitura de Salvador (a SUCOM) para garantir os interesses das cervejarias que adquiriram exclusividade na comercialização de seus produtos durante o carnaval. Apreensões foram feitas em larga escala de cervejas de marcas concorrentes por agentes da SUCOM impedindo que os trabalhadores autônomos comercializassem a marca que considerassem melhor para suas vendas.

***
            A que ponto chegou o governo pontenovense!! Ter o mesmo comportamento que um governo do DEM!! Estou realmente surpreso e preocupado com esse comunicado da Prefeitura de Ponte Nova. Assim como ACM Neto aqui em Salvador garantiu os interesses econômicos da Itaipava durante o carnaval proibindo a venda de outras marcas de cerveja nos circuitos do carnaval, a Prefeitura de Ponte Nova proíbe que trabalhadores autônomos vendam bebidas alcoólicas durante os dias de jogos da seleção brasileira na Praça de Palmeiras e em seu ENTORNO afim de garantir os interesses da AMBEV representados pelo evento Point da Brahma. Quer dizer que em dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa a Praça de Palmeiras será propriedade da AMBEV!!??? Fico ainda mais surpreso por se tratar de um governo do PT, ao menos em tese partido dos trabalhadores. Nesse caso específico os trabalhadores ficam em segundo plano e os interesses de uma mega corporação são plenamente atendidos! Os fiscais da prefeitura trabalharão garantindo os interesses da AMBEV e prejudicando o trabalhador autônomo pontenovense!! Nunca pensei presenciar um governo petista agir tal qual um governo do DEM no modo de tratar os trabalhadores!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário